GUIA – Sensor de Estacionamento

Como funciona e como instalar um sensor de estacionamento?
Como funciona e como instalar um sensor de estacionamento?

Antigo bicho-papão dos novos motoristas, a “arte” de estacionar vem ficando cada vez mais fácil. Hoje temos diversos recursos para ajudar neste momento “crítico”, o que é o caso do sensor de estacionamento que iremos falar hoje.

Antigamente, o sensor de estacionamento era presente somente nos carros top’s de linha e de luxos, porém, hoje em dia, ele se popularizou e é possível instalá-lo em praticamente qualquer modelo do mercado, é possível encontrar diversos modelos em nossa loja clicando aqui. Ele geralmente é composto pelos sensores, uma caixa de controle digital e o display para o painel.

Os sensores avisam via display instalado no painel a proximidade do obstáculo
Os sensores avisam via display instalado no painel a proximidade do obstáculo.

O funcionamento é da seguinte forma, após instalados, ao engatar a marcha ré, um “beep” é emitido, avisando que eles estão ativos, assim o sistema consegue detectar a distância entre o carro e o obstáculo, nisso o display emite alertas sonoros e visuais conforme o carro se aproxime do limite de segurança em relação ao obstáculo.

Para instalá-lo, é necessário que o carro tenha para-choques de plástico ou de fibra, o que é comum nos modelos atuais, assim como a tensão elétrica deve ser de 12 volts. A aplicação é simples, porém é indicado fazer o serviço com um profissional técnico habilitado, para que não ocorra problemas.

Conforme o manual do produto, são feito furos e a fixação dos sensores no para-choque, aí vem a hora da fiação, que é passada até a frente do carro, pela lateral e por baixo do carpete, que farão a conexão dos sensores e o do display com a caixa principal, que será fixada na lateral do porta-malas. O display deve ser instalado num local de fácil visualização no painel central.

A caixa principal faz a ligação do display com os sensores instalados no parachoque.
A caixa principal faz a ligação do display com os sensores instalados no parachoque.

Há também os modelos de sensores que já vem com câmera de ré – a instalação não muda, apenas é adicionado um fio para a câmera, que vai por dentro do acabamento do teto, onde será ligado ao novo retrovisor interno com o display – você pode encontrar um modelo como esse na nossa loja online Arsenal Car, com um super desconto clicando aqui ou esse.

Assim, apensa com cuidados simples, como limpeza superficial das superfícies, você pode ter um acessório que traz mais segurança para você – ah, nunca pinte a superfície dos sensores, isso pode diminuir a sensibilidade do dispositivo.

Mesmo com o sensor de estacionamento, lembre-se sempre de estar atento na hora de realizar a manobra, você é o único responsável pela direção do automóvel.

Tem algum assunto interessante que queira que para nós discutirmos aqui no blog? Cita nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s