O que fazer em um acidente de trânsito – O guia completo

WORDPRESS_CORPO_IMAGEM_001
Prudência, atenção e respeito são palavras comuns quando falamos de segurança no trânsito, todos os anos inúmeras campanhas de conscientização são feitas para educar motoristas e pedestres a empenharem-se para um trânsito mais seguro.
O Brasil está em 5º lugar entre os países com mais mortes no trânsito, todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas, e sabe o que é mais impressionante? Cerca de 30% dos acidentes fatais são causados pela falta de atenção do condutor. 
Por mais prudente que você possa ser, seguindo as leis e dirigindo com cautela, o risco de acidentes é uma realidade iminente, e até uma pequena batida pode gerar muita dor de cabeça. Afinal, deve-se fazer o B.O. ou não? Quais são os deveres do condutor infrator? Várias dúvidas surgem na hora de agir durante e após um acidente de trânsito!
Você já sofreu algum acidente de trânsito? A Arsenal Car desenvolveu um guia completo com dicas sobre o que fazer se você se envolver ou presenciar um acidente.

# Parar ou não?

Independente da gravidade do acidente você deve parar o veículo!
Mesmo em casos que não tenham vítimas o motorista não deverá evadir-se do local (somente em circunstâncias excepcionais, como o risco de linchamento), pois estará infringindo o artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro. Neste caso não deixe de prestar atendimento a vítima, procure uma delegacia ou entre em contato imediatamente com a polícia.
 
Artigo 305 do CTB:
“Art. 305. Afastar-se o condutor do veículo do local do acidente, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída:
Penas – detenção, de seis meses a um ano, ou multa.”
WORDPRESS_CORPO_IMAGEM_003
Crédito da imagem: freeimages.com

# Eu posso movimentar o veículo?

Pode sim, desde que não haja vítimas (mesmo com lesões leves)!  Se os veículos envolvidos na colisão tiverem condições de serem removidos da via, faça isso. Além de desobstruir a passagem você estará evitando outros acidentes.
Uma preocupação muito comum na hora de remover os veículos é interferir numa eventual perícia, na verdade os polícias ou agentes de trânsito não irão emitir nenhum juízo sobre o acidente, eles irão apenas mediar a situação e preencher o boletim de ocorrência.
Sinalize o local do acidente para indicar aos demais motoristas que ali há uma situação crítica, evitando que ocorra novos acidentes no local. Lembre-se: não sinalizar o local é uma infração de trânsito.

# O B.O é obrigatório?

Antes de mais nada você deve saber que o Boletim de Ocorrência não inocenta e nem culpa ninguém, porém é recomendável fazer em qualquer tipo de acidente, pois o B.O. é fundamental para iniciar o processo de indenização e acionar a seguradora. 
No caso de acidentes com vitimas o B.O. obrigatório!
Não tente usar o B.O. como uma maneira de escapar da culpa ou culpar o outro motorista pelo acidente. Descreva somente a ordem dos fatos exatamente como aconteceu. 
O B.O. pode ser feito na delegacia mais próxima da sua residência, caso o acidente tenha ocorrido em uma rodovia federal o Boletim de Ocorrência deve ser feito na Polícia Rodoviária Federal. Em alguns estados é possível fazer o B.O. pela internet.

# Preciso chamar a polícia?

Prestar socorro às vítimas deve ser o seu primeiro passo. Caso haja feridos, independente da gravidade, ligue para os Bombeiros ou SAMU e tente detalhar ao máximo o estado de saúde dos envolvidos. 
Se houver dúvidas e discordâncias a respeito do culpado pelo acidente acione a polícia, principalmente se um dos envolvidos estiver querendo partir para a agressão física.  
Outro ponto importante: se um dos motoristas envolvidos no acidente estiver alcoolizado ou sob efeito de drogas chame a polícia imediatamente.

# Quem paga a conta?

Teoricamente o pagamento pelos prejuízos será sempre de responsabilidade do motorista que causou o acidente. Caso ele não tenha seguro, negocie com ele o pagamento da franquia da sua apólice, o prejuízo será menor.
Não caia na cilada de confiar somente na boa vontade dos envolvidos no acidente: anote e confirme o número de telefone, anote a placa e fotografe o acidente. 
Se o motorista culpado tiver seguro, você será orientado pela seguradora à escolher uma das oficinas credenciadas pelo seguro, porém não é obrigatório fazer o conserto em uma delas, você pode exigir o conserto em sua oficina de confiança, até mesmo em uma autorizada pelo fabricante, caso o seu veículo esteja na garantia.
O culpado, no caso de não ter seguro, poderá optar pela oficina mais barata para fazer o conserto do seu veículo, neste caso você deve apresentar três orçamentos (que podem ser feitos nas oficinas de sua escolha) e apresentar a ele, que poderá fazer a escolha.
Se o culpado pelo acidente for você e não tiver seguro, ao fazer o pagamento pelo conserto peça uma cópia do orçamento em nome da vítima e faça o pagamento com a nota fiscal emitida em seu nome e que conste os dados do veículo para que você tenha um comprovante de que fez o pagamento.

# O motorista fugiu. E agora?

Anote ou fotografe a placa do outro veículo para incluir no B.O., sem os dados da placa as chances de localização são mínimas. Se não conseguir anotar detalhe no B.O. todas as características do veículo, converse com as testemunhas do acidente e se houver câmeras na via, solicite as imagens ao órgão responsável. 

# Acidente com lesão corporal

Se houver vítimas não remova nenhum veículo do lugar e sinalize o local do acidente imediatamente. Feito isso ligue para o SAMU ou Bombeiros solicitando atendimento.
Em hipótese alguma movimente as vítimas, isso  pode agravar alguma fratura, lesão ou sangramento.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s