TopFive: 5 Competições Insanas

 

Cinco Competições Insanas

Quando falamos de competições com carro logo pensamos em corridas, mas as competições utilizando automóveis não estão restritas somente a ultrapassagens. Destruição, lama e muita fumaça também fazem parte, com disputas insanas e modificações criativas e cheias de potência.

No Top5 dessa semana Cinco Competições Insanas do cenário automotivo.

1º Lugar – Demolition Derby

Não pense em carros bonitos com pinturas impecáveis e motores potentes, o objetivo da Demolition Derby é outro: demolir o carro do oponente. Muito comum nos EUA às corridas de demolição é como um “vale-tudo” onde o ringue é uma arena de lama e o propósito dos competidores é destruir o carro do oponente e se manter andando. A ideia parece perigosa, mas acidentes fatais são raros. Para tornar o evento mais seguro todos os vidros, lanternas e faróis do veículo são removidos e é estritamente proibido bater propositalmente na porta do lado do motorista, além disso, o tanque de combustível, a bateria e o escapamento são protegidos e preparados para evitar explosões.

No Brasil essa modalidade é praticada no evento Demolicar que acontece no estado de São Paulo, na cidade de Sumaré, uma vez por ano. Esqueça ultrapassagens e curvas bem feitas. Nessa competição, ganha quem bater mais e mantiver o carango em movimento.

2º Lugar – Lowrider Hop Contest

Hop é uma expressão inglesa que significa saltar, pular. Já Lowrider são veículos com o sistema de suspensão modificado, deixando o carro o mais perto do chão possível. Conseguiu adivinhar qual o objetivo dessa competição? Se você pensou em carros das décadas de 50 com suspensões hidráulicas literalmente saltando você pensou certo!

O objetivo da competição é simples: quem saltar mais alto vence, alguns carros chegam a levantar 1,20m do chão. Insano, não é? Para conseguir essa proeza o carango é equipado com suspensão hidráulica alimentada por baterias que vão no porta-malas e o dono do carro controla a suspensão com um conjunto de chaves. Você deve estar pensando: De onde tiraram essa ideia maluca!? Para mostrar a identidade e a cultura do povo mexicano, os jovens imigrantes que moravam nas periferias dos Estados Unidos tiveram a brilhante ideia de rebaixar seus carros, o lema deles era bajito y suavecito, mas carros rebaixados eram multados com uma certa frequência (qualquer semelhança é mera coincidência), para evitar esse problema tiveram a brilhante ideia de colocar uma bomba hidráulica usada em aviões. Bazinga! Os caras instalaram bombas e amortecedores hidráulicos em carros antigos e assim regulavam a altura do carango, mas com um detalhe: o carro pulava com a pressão que a suspensão fazia e aí não tinha como não transformar isso em uma competição, não é?

3º Lugar – Trucks Gone Wild

O Trucks Gone Wild é um daqueles eventos pesados que só os americanos sabem fazer! Seguindo o melhor estilo Redneck o evento tem muita lama, música e monster trucks! O festival oferece várias modalidades, como saltos, corridas com obstáculos e travessias na lama.

Melhor que o evento são os “monstros” que participam dele! Popularmente conhecidos como Bigfoots, os monster trucks são picapes e SUVs com suspensões elevadas e pneus gigantes, alguns chegam a inacreditáveis 5, 10 metros de altura. O grande destaque está no motor, que em sua grande maioria é V8, chegando a uma potência de 2.000 cavalos e 9.400 cilindradas, além disso, a carenagem é de fibra de vidro garantindo leveza e facilidade nos reparos. Apesar do incrível motor que os Bigfoots possuem o que atrai mesmo a atenção é o sistema de suspensão, com amortecedores que podem ter até um metro de absorção que ficam ligados a estruturas externas garantindo sistemas de regulagem de tração com mais qualidade.

4º Lugar – Drag Racing

Certamente a menor distância entre dois pontos é uma linha reta e as Drag Racing, conhecidas aqui no Brasil como corridas de arrancada, comprovam a veracidade dessa frase. Basicamente a Drag Racing são dois carros lado a lado, em linha reta, partindo ao mesmo tempo e com o mesmo objetivo: percorrer uma determinada distância (normalmente 402 metros) o mais rápido possível. Teoricamente parece muito simples, mas tente imaginar percorrer essa distância em apenas 4 segundos, com velocidades superiores a 500 km/h. UAU! Para conseguir essa proeza os carros precisam unir peso x potência com o nitrometano, um poderoso explosivo utilizado como combustível em alguns carros de competição, mas nem só de um carro potente depende a vitória, o piloto deve saber dosar o acelerador com a embreagem para garantir um bom desempenho na competição. De carros populares a tratores nervosos a Drag Racing tem diversas categorias distintas e no Brasil existem campeonatos em diversos estados.

5º Lugar – Arrancadão de Tratores

Uma competição com raízes totalmente tupiniquins o Arrancadão de Tratores é praticado desde 1990, em Maripá-PR. A inusitada competição começou com a brilhante ideia de agricultores mais sedentos por adrenalina que resolveram colocar seus tratores na pista e deu super certo.

Na competição dois tratores alinhados lado a lado, sobre uma base de asfalto ou concreto, percorrem uma distância de 400m, oferecendo ao público ultrapassagens e disputas que só aumentam a adrenalina. Para participar o trator passa por algumas modificações visando mais potência, aumentado a velocidade da máquina de 40 km/h para 80 km/h. Comparado a outras arrancadas essa velocidade é bem modesta, mas podemos te garantir que ver esses tratores cuspindo fumaça e acelerando muuuito é sensacional.

O Arrancadão de Tratores é uma marca registrada do evento que acontece anualmente em Maripá-PR! Que tal planejar suas férias e passar por lá para ver essa competição de perto?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s